Pular para o conteúdo principal

Secretário Municipal de Meio Ambiente de Bragança e Presidente do Fórum Permanente de Secretários Municipais de Meio Ambiente esclarece problema que preocupa povo de Ajuruteua

Foto: Luís Ferreira - SINFRA Bragança

Na última quarta-feira, dia 6 de abril, o Ministério Público Federal, com o apoio da Prefeitura Municipal de Bragança-Pa promoveu uma Audiência Pública na praia de Ajuruteua para discutir com a população soluções para os problemas ocasionados pela erosão que vem ocorrendo naquela praia. Esteve presente o Ministério Público do Estado, autoridades do município e representantes de órgãos públicos do Estado e da União, além dos moradores da comunidade.

A investigação conta com dados do Corpo de Bombeiros e do Serviço Geológico do Brasil, que apontam quais são os imóveis sob risco de desabamento na praia, e com informações levantadas pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

No Estado do Pará, a situação dos municípios de Abaetetuba (praia de Beja), Barcarena (praias de Vila do Conde, Itupanema e Caripi), Belém (Ilha de Mosqueiro), Marapanim (praias de Marudá e Crispim) e Salinópolis (praias da Corvina, Atalaia e Farol Velho) também estão sofrendo os mesmos problemas. Há ações desta mesma natureza também na Ilha do Marajó (Salvaterra e Soure) e nos municípios de Colares, São João de Pirabas, Vigia e Viseu.




Foto: Luis Ferreira - SINFRA Bragança


Para o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Bragança e Presidente do Fórum Permanente de Secretários Municipais de Meio Ambiente do Estado do Pará, Luís Eustórgio, a população precisa ter mais cuidado com a natureza.

"É óbvio que os prejuízos às pessoas que empregaram recursos financeiros nas construções de imóveis, são grandes. Mas precisamos fazer algumas reflexões, entre as quais, será que a sociedade de uma forma geral não tem uma parcela significativa de culpa, quando jogamos um lixo no chão, quando insistimos em entrar com nossos veículos na praia, quando desmatamos, quando insistimos em construir em cima de dunas, quando jogamos nossa água servida de qualquer modo na areia", reiterou. 

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, as mudanças climáticas no Planeta tem muito a ver com o que está ocorrendo em Ajuruteua, e o aquecimento global é um dos principais itens.

"Precisamos entender também que estamos no bioma Amazônico, o que não dá pra ficar comparando que se construir “isto ou aquilo” como se faz no Japão vai resolver o problema de Ajuruteua. Lá a pluviosidade média anual é de 1.000mm/ano e aqui na Amazônia varia de 1.400 a 3.500 mm/ano com média de 2.000mm. Ou seja, o dobro", reiterou.

O Prefeito João Nelson instituiu em 2013 por meio de Decreto Municipal um GT, o GT-GERCO (Grupo Técnico de Gerenciamento Costeiro) em conjunto com a SEMMA, que  coordena os trabalhos propostos. Trata-se de um fato inédito em nível nacional, demonstra a preocupação da gestão para com a questão. Segundo Luís Eustórgio está sendo discutidas ações favoráveis para as causas da erosão perante aos órgãos estaduais e federais, com o apoio do Ministério Público do Estado e do Ministério Público Federal com a participação da comunidade de Ajuruteua.

"Este assunto está sendo debatido, a fim de buscar soluções, junto aos Entes Federados pois o Município, sozinho, não tem condições de resolver. E é o que estamos fazendo", concluiu o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Luís Eustórgio Pinheiro Borges.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo do jogador Lucas Gomes chega em Belém

Foto: Gazeta Press Desembarcou na tarde deste domingo, 4, no Aeroporto Internacional de Belém, o corpo do atacante paraense Lucas Gomes, de 26 anos. O atleta foi uma das 71 vitimas do acidente aereo envolvendo a delegação da Chapecoense, na úiltima terça-feira (29), na Colômbia. Vídeo de reprodução: Repórter Paulo Moraes Ainda na pista do aeroporto, o jogador recebeu homenagens da Polícia Militar e de autoridades. Vídeo: Dol O corpo do atleta foi colocado em um carro fúnebre, aonde irá seguir para o municipio de Bragança, no nordeste do Pará. Até a chegada no municipio, o jogador deverá receber muitas homenagens nas cidades por onde o cortejo irá passar. Familiares e amigos seguem o cortejo até o municipio, que deverá chegar por volta das 18h de hoje, onde irá receber as últimas homenagens. Homenagens em Bragança-PA No município de Bragança, o Prefeito João Nelson Decretou para essa segunda-feira, 5, ponto facultativo, para que os servidores públicos mu

Tudo igual no maior clássico da Amazônia

Foto: Diário Online O domingo na capital paraense foi de clássico "Rei da Amazônia", o famoso Re-Pa. Paysandu e Remo fizeram o primeiro jogo da final do Campeonato Paraense. Em um jogo muito disputado, os dois times empataram por 1 a 1 no estádio Mangueirão, em Belém, o resultado que deixa o confronto em aberto para o segundo jogo da final do campeonato que será realizado no próximo domingo no Mangueirão. Quem vencer leva o título, enquanto que um empate faz com que a decisão seja feita nos pênaltis. O JOGO O jogo começou com as duas equipes buscando o ataque com muita velocidade, mas sem grandes chances de gols. Depois disso, o duelo ficou mais cadenciado e os times buscavam jogar no erro do adversário. Aos 25 minutos, a primeira boa oportunidade foi do Remo. Gabriel Lima cruzou rasteiro e, após a zaga afastar mal, Jayme chuta para a excelente defesa do goleiro. O Paysandu respondeu apenas dois minutos depois e da melhor forma possível: com gol. Após cruzamen

A Federação de Badminton do Amapá realiza torneio com a presença do atleta paraense André Bernal

No embarque para Macapá ao lado do pai (Foto/Jessé Lima) O atleta paraense de Badminton, André Bernal, viajou nesta quinta-feira (16), no Aeroporto Internacional de Belém para o estado do Amapá, para disputar o Torneio Open Cidade de Macapá de Badminton, que iniciou na tarde desta sexta-feira com a categoria Jovem. Já nos dias 18 e 19 serão as categorias Principal e Sênior. A Federação de Badminton do Amapá – (FEBAP) é a organizadora do Open Cidade, através do seu presidente Paulo Melem. Os jogos do torneio estão ocorrendo na quadra poliesportiva da Associação Atlética Bancos do Brasil - (AABB). Segundo o presidente e atleta de Badminto Paulo Melem, o atleta André Bernal, destaque da modalidade da região Norte do país, é reverenciado pelos outros companheiros de peteca, e estava sendo muito aguardado na cidade. “A fera chegou! O atleta André Bernal é o ser batido, todos aqui no torneio querem vencê-lo”, disse Paulo Melem. As partidas eliminatórias iniciam neste sábado c