Pular para o conteúdo principal

Bares tiram sono e paz de moradores em Val-de-Cans

Mesas do Bar Aeropub fica na frente das casas


Os moradores do Conjunto Bela Vista, próximo ao Aeroporto Internacional de Belém, no bairro de Val-de-Cans, normalmente desfrutam de um silêncio e um clima bucólico cada vez mais raro em Belém. Porém, aos poucos, esse sossego vai sendo quebrado pela algazarra e confusão de alguns bares e restaurantes que estão ocupando a região, desrespeitando todas as leis referentes a Poluição Sonora da cidade e causando incômodos graves aos moradores.

Entre os estabelecimentos que estão tirando o sono dos moradores encontra-se um bar que também é casa de shows chamada Aeropub Bar e Choperia, que fica na Rua Florianópolis, próximo à Avenida Júlio Cesar, no conjunto Marex. O estabelecimento destoa completamente da vizinhança, cheia de casas e apartamentos onde moram famílias com crianças e idosos. Como o local funciona de terça a domingo os moradores perderam seu direito de dormir devido o alto volume das musicas e shows ao vivo, geralmente sertanejos, que ficam a noite toda.

A professora Leina Maria Ayres mora há mais de 15 anos no bairro e é uma das pessoas que sofre em ter um bar como o Aeropub como vizinho, para tirar a paz de sua casa. Desde que o bar inaugurou Leina conta que não sabe mais o que é dormir cedo, pois a música invade toda sua residência, mesmo com janelas fechadas. “Eu tenho dois filhos e o mais velho sofre de depressão. O médico já disse que esse problema é agravado pelo barulho da música, ele precisa descansar e não tem como em casa. Minha filha estuda de manhã e passa pelo mesmo problema” conta Leina. 


O calvário de Lena não se resume somente a poluição sonora, pois a chaminé da cozinha do bar fica há menos de meio metro da janela de seu quarto e todo o cheiro de gordura invade sua residência, seja com as janelas fechadas ou abertas. “Eu fui obrigada a colocar uns lençóis na chaminé para evitar que a fumaça e esse cheiro horrível entrassem em casa e mesmo assim não dá jeito. Não posso nem abrir as janelas da minha própria casa”, declara a professora.


Chaminé do Bar próximo as janelas das resistências


Lençol posto na chaminé pela professora Leyna Ayres
A chaminé do local já foi alterada uma vez, porém o problema continua sem solução devido a sua construção irregular. Leina relata que o cheiro é perceptível por qualquer um que entre em sua residência. “Uns técnicos do Instituto Renato Chaves estiveram aqui para averiguar as denúncias de poluição sonora, mas na hora perceberam o cheiro insuportável, mesmo com a casa fechada, e viram como a chaminé estava irregular, além do alto volume do som” explica Leina.

Nem denúncias na justiça impedem o funcionamento dos bares na área.
A maioria dos estabelecimentos na região responde por algum processo ou denúncia na justiça, mas que nunca parece dar em nada ou impede seu funcionamento. Este é o caso do Aeropub. Quarenta e cinco moradores do conjunto assinaram um abaixo assinado denunciando as irregularidades do local, o qual foi encaminhado para ao Ministério Público.

Além de o local ter recebido perícias do Renato Chaves, da Delegacia de Meio Ambiente (DEMA) e responder ações na 8ª Vara do Juizado Especial Cível de Belém e ser alvo de denúncias no Ministério Público referente a falta de condições para funcionamento o estabelecimento manteve as portas abertas quase um ano sem alvará de funcionamento.


No dia 10 de novembro de 2016 os responsáveis pelo bar estiveram na DEMA respondendo denuncias sobre diversas irregularidades, as mesas do bar na frente das casas e no meio da rua, junto aos canteiros, atrapalhando moradores e gerando riscos aos motoristas, além que foi constatada a falta de documentos que comprovasse o seu funcionamento.

Cadeiras do Aeropub no meio da rua

Segundo a professora Leina Ayres, no dia 01 de junho o bar deveria ter assinado um TAC (Termo de Ajuste e Conduta) no Ministério Público, mas o processo foi adiado mais uma vez, pois de acordo com o MP, os proprietários do bar não receberam a intimação, com isso o processo foi adiado para o dia 12 deste mês.

Lixo dos bares se torna risco de doenças.

Os bares que tomam conta do Conjunto Bela Vista também estão trazendo riscos à saúde dos moradores graças ao lixo que os frequentadores jogam em qualquer lugar. Um dos exemplos é na Rua Florianópolis, próximo ao bar Aeropub, onde são encontrados lixos pelos canteiros de plantas.


O lixo é constante jogado pelos frequentadores do Aeroporto Bar

Quando podaram as plantas na rua foram encontradas dezenas de garrafas e latas de cerveja vazias que acumulavam água, além de baganas de cigarro, papéis e lixo orgânico que atraia ratos e se tornavam criadouros para mosquitos transmissores de doenças. 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo do jogador Lucas Gomes chega em Belém

Foto: Gazeta Press Desembarcou na tarde deste domingo, 4, no Aeroporto Internacional de Belém, o corpo do atacante paraense Lucas Gomes, de 26 anos. O atleta foi uma das 71 vitimas do acidente aereo envolvendo a delegação da Chapecoense, na úiltima terça-feira (29), na Colômbia. Vídeo de reprodução: Repórter Paulo Moraes Ainda na pista do aeroporto, o jogador recebeu homenagens da Polícia Militar e de autoridades. Vídeo: Dol O corpo do atleta foi colocado em um carro fúnebre, aonde irá seguir para o municipio de Bragança, no nordeste do Pará. Até a chegada no municipio, o jogador deverá receber muitas homenagens nas cidades por onde o cortejo irá passar. Familiares e amigos seguem o cortejo até o municipio, que deverá chegar por volta das 18h de hoje, onde irá receber as últimas homenagens. Homenagens em Bragança-PA No município de Bragança, o Prefeito João Nelson Decretou para essa segunda-feira, 5, ponto facultativo, para que os servidores públicos mu

Tudo igual no maior clássico da Amazônia

Foto: Diário Online O domingo na capital paraense foi de clássico "Rei da Amazônia", o famoso Re-Pa. Paysandu e Remo fizeram o primeiro jogo da final do Campeonato Paraense. Em um jogo muito disputado, os dois times empataram por 1 a 1 no estádio Mangueirão, em Belém, o resultado que deixa o confronto em aberto para o segundo jogo da final do campeonato que será realizado no próximo domingo no Mangueirão. Quem vencer leva o título, enquanto que um empate faz com que a decisão seja feita nos pênaltis. O JOGO O jogo começou com as duas equipes buscando o ataque com muita velocidade, mas sem grandes chances de gols. Depois disso, o duelo ficou mais cadenciado e os times buscavam jogar no erro do adversário. Aos 25 minutos, a primeira boa oportunidade foi do Remo. Gabriel Lima cruzou rasteiro e, após a zaga afastar mal, Jayme chuta para a excelente defesa do goleiro. O Paysandu respondeu apenas dois minutos depois e da melhor forma possível: com gol. Após cruzamen

A Federação de Badminton do Amapá realiza torneio com a presença do atleta paraense André Bernal

No embarque para Macapá ao lado do pai (Foto/Jessé Lima) O atleta paraense de Badminton, André Bernal, viajou nesta quinta-feira (16), no Aeroporto Internacional de Belém para o estado do Amapá, para disputar o Torneio Open Cidade de Macapá de Badminton, que iniciou na tarde desta sexta-feira com a categoria Jovem. Já nos dias 18 e 19 serão as categorias Principal e Sênior. A Federação de Badminton do Amapá – (FEBAP) é a organizadora do Open Cidade, através do seu presidente Paulo Melem. Os jogos do torneio estão ocorrendo na quadra poliesportiva da Associação Atlética Bancos do Brasil - (AABB). Segundo o presidente e atleta de Badminto Paulo Melem, o atleta André Bernal, destaque da modalidade da região Norte do país, é reverenciado pelos outros companheiros de peteca, e estava sendo muito aguardado na cidade. “A fera chegou! O atleta André Bernal é o ser batido, todos aqui no torneio querem vencê-lo”, disse Paulo Melem. As partidas eliminatórias iniciam neste sábado c