Pular para o conteúdo principal

Alunos-atletas paraenses superam obstáculos em Seletiva Nacional de Esportes

Vaga em mundial não veio, mas desempenho agradou a todos


Delegação de volta a Belém. Foto: ASCOM FPDE

Belém-PA - Não deu para os paraenses no maior evento de desporto escolar do Brasil, a Seletiva Nacional de Gymnasiade 2018, que dava a vaga na maior competição escolar do planeta, o Mundial de Gymnasiade, na cidade de Maraquexe, no Marrocos.

Para os alunos-atletas paraenses o evento foi de superação e garra. Muitos desses jovens atletas que estão iniciando a carreira esportiva são de família humilde, que moram no interior do estado do Pará, e nas periferias de Belém.

A maioria desses alunos-atletas muitas das vezes não têm uma alimentação adequada, os equipamentos necessários para praticar o esporte em si, muitos desses jovens trabalham e estudam para ajudar nas despesas da casa, mas com todo essas barreiras, eles se superaram e emocionaram o Pará e o Brasil, na maior competição esportiva do desporto.

Cidade de Portel em festa.
A vaga no mundial de Gimnasiade na cidade de Maraquexe, no Marrocos, não veio, mas o quinto lugar dos 3000m no atletismo foi um feito de conquista para a aluna-atleta Janaira dos Santos Martins, de 16 anos, moradora do município de Portel que margeia as águas do Marajó no estado do Pará.

A aluna-atleta Janaira, ao lado do seu treinador Arisnei Dias

Para quem não conhece a história da ribeirinha Janaíra dos Santos, que estuda na Escola pública Marechal Deodoro, moradora da Vila São João Batista, comunidade pertencente ao município de Portel, no interior do Pará, com uma distância aproximada de 267 quilômetros da cidade de Belém. A jovem atleta Janaira mostra que as dificuldade não são desculpas para almejar o sucesso.

Sem energia elétrica em casa durante à noite, sem internet para navegar nas redes sociais, a jovem ainda tem que sair de sua Vila até a cidade de Portel onde treina na pista de atletismo, de barco pelo Rio Camarapi, ela leva 5 horas para chegar na cidade.

Segundo a jovem, todo esse esforço foi recompensado. "Representar a minha cidade e o Pará, isso para mim é algo gratificante. Chegar no quinto lugar, por tudo que passei, é pra comemorar", disse Janaira.

Presidente da FPDE no segundo a esq. Gilson Pereira segurando a bandeira do Pará ao lado dos atletas.

Além da jovem, outros atletas mostraram garra e força de vontade para superar as suas limitações físicas e emocionais. Um exemplo disso é o jovem atleta judoca Vinícius Leão, que pratica a modalidade desde 2013, e disputou a seletiva nacional Gyamnasiade com brilho e emoção. Com um encurtamento no braço direito que poderia se tornar uma fraqueza na modalidade, Vinicius transforma ausência em oportunidade.

A chegada da delegação de São Paulo, para Belém está prevista para às 15h desta terça-feira.

Delegação tirando foto antes do embarque para o Pará

A Federação Paraense de Desporto Escola conta com o apoio do Estado do Pará através do Núcleo de Esporte e Lazer- NEL, e da Secretaria de Estado de Educação- SEDUC-PA.

A Seletiva Nacional de Gyamnasiade 2018 é promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (FEDEESP),

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo do jogador Lucas Gomes chega em Belém

Foto: Gazeta Press Desembarcou na tarde deste domingo, 4, no Aeroporto Internacional de Belém, o corpo do atacante paraense Lucas Gomes, de 26 anos. O atleta foi uma das 71 vitimas do acidente aereo envolvendo a delegação da Chapecoense, na úiltima terça-feira (29), na Colômbia. Vídeo de reprodução: Repórter Paulo Moraes Ainda na pista do aeroporto, o jogador recebeu homenagens da Polícia Militar e de autoridades. Vídeo: Dol O corpo do atleta foi colocado em um carro fúnebre, aonde irá seguir para o municipio de Bragança, no nordeste do Pará. Até a chegada no municipio, o jogador deverá receber muitas homenagens nas cidades por onde o cortejo irá passar. Familiares e amigos seguem o cortejo até o municipio, que deverá chegar por volta das 18h de hoje, onde irá receber as últimas homenagens. Homenagens em Bragança-PA No município de Bragança, o Prefeito João Nelson Decretou para essa segunda-feira, 5, ponto facultativo, para que os servidores públicos mu

Tudo igual no maior clássico da Amazônia

Foto: Diário Online O domingo na capital paraense foi de clássico "Rei da Amazônia", o famoso Re-Pa. Paysandu e Remo fizeram o primeiro jogo da final do Campeonato Paraense. Em um jogo muito disputado, os dois times empataram por 1 a 1 no estádio Mangueirão, em Belém, o resultado que deixa o confronto em aberto para o segundo jogo da final do campeonato que será realizado no próximo domingo no Mangueirão. Quem vencer leva o título, enquanto que um empate faz com que a decisão seja feita nos pênaltis. O JOGO O jogo começou com as duas equipes buscando o ataque com muita velocidade, mas sem grandes chances de gols. Depois disso, o duelo ficou mais cadenciado e os times buscavam jogar no erro do adversário. Aos 25 minutos, a primeira boa oportunidade foi do Remo. Gabriel Lima cruzou rasteiro e, após a zaga afastar mal, Jayme chuta para a excelente defesa do goleiro. O Paysandu respondeu apenas dois minutos depois e da melhor forma possível: com gol. Após cruzamen

A Federação de Badminton do Amapá realiza torneio com a presença do atleta paraense André Bernal

No embarque para Macapá ao lado do pai (Foto/Jessé Lima) O atleta paraense de Badminton, André Bernal, viajou nesta quinta-feira (16), no Aeroporto Internacional de Belém para o estado do Amapá, para disputar o Torneio Open Cidade de Macapá de Badminton, que iniciou na tarde desta sexta-feira com a categoria Jovem. Já nos dias 18 e 19 serão as categorias Principal e Sênior. A Federação de Badminton do Amapá – (FEBAP) é a organizadora do Open Cidade, através do seu presidente Paulo Melem. Os jogos do torneio estão ocorrendo na quadra poliesportiva da Associação Atlética Bancos do Brasil - (AABB). Segundo o presidente e atleta de Badminto Paulo Melem, o atleta André Bernal, destaque da modalidade da região Norte do país, é reverenciado pelos outros companheiros de peteca, e estava sendo muito aguardado na cidade. “A fera chegou! O atleta André Bernal é o ser batido, todos aqui no torneio querem vencê-lo”, disse Paulo Melem. As partidas eliminatórias iniciam neste sábado c