Pular para o conteúdo principal

Escola Waldomiro Rodrigues promoveu ação do Programa de Combate ao Trabalho Infantil em parceria com o TRT


Desembargadora do TRT Zuíla Dutra, de camisa Branca, Coord. keila Oliveira, de calça branca e professora Leina, de blazer preto. Foto: Jessé Lima

Na manhã desta sexta-feira, 03, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Waldomiro Rodrigues de Oliveira organizou em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT), o evento com a temática "Lugar de criança é na escola! Diga não ao trabalho infantil" que contou com ação do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, do (TRT). O evento foi realizado na quadra de esporte da escola, que contou com a participação dos alunos e professores. A instituição de ensino se localiza na Rua São Bento, 02, no bairro do Benguí.

Na ocasião o (TRT) apresentou na escola o Projeto Acadêmico Padrinho-Cidadão, que conta com a parceria da empresa Proativa do Pará, uma ação de inserção de adolescentes e jovens de famílias de baixa renda da Região Metropolitana de Belém em Curso de Preparação para Aprendiz, com o objetivo de proporcionar àqueles que necessitam trabalhar, e ingressar no mercado de trabalho de forma legalizada, beneficiou quatro alunos da escola que irão participar dos cursos da Proativa oferecido pelo tribunal, são eles; Ruan Santos dos Santos, do 4° ano, Jhonny Cleiton da Ponte Rodrigues, do 5° ano, Luane da Silva Carneiro e Adriele Miranda da Silva, dos turnos da tarde.

Segundo a Desembargadora do Trabalho, Gestora Regional e Coordenadora da Comissão do Programa do TRT8, Maria Zuíla Lima Dutra, a ação que foi organizada com o apoio dos professores da instituição de ensino, tem como principal objetivo o incentivo à aprendizagem. “A inserção de adolescentes e jovens em programas de aprendizagem é um dos nossos carros-chefes ao combate ao trabalho infantil, e as escolas vem nos ajudando nisso, um grande exemplo é a Waldomiro Rodrigues que organizou essa ação de extrema importância”, disse a Desembargadora.

Para a Desembargadora, o trabalho desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho, é tirar os jovens das ruas e da violência.  “Penso que cada pessoa que tiramos das ruas, das drogas, da violência e do mundo do trabalho infantil, representa o esforço da Justiça do Trabalho para melhorar a nossa sociedade como um todo”, destaca.

A professora Leina Ayres destaca o evento como fator principal para tirar os jovens do trabalho ilegal. "Muitos dos nossos alunos estão trabalhando ilegalmente e ação serve para alertar seus pais do erro que eles estão fazendo. Tenho alunos que relatam que estão trabalhando para ajudar no sustento de sua família, mas o importante para essas crianças é estudar e trabalhar de forma legal conforme a lei", disse.

O Tribunal Regional do Trabalho faz um trabalho de conscientização em várias escolas do Estado do Pará, além de contar com parcerias de instituições públicas e privadas, para que possam estar encaminhando esses jovens de baixa renda para realizarem cursos de jovem aprendiz, em empresas parceiras como Proativa do Pará, SENAC, entre outras empresas e instituições.

Para a Coordenadora Pedagógica Keila Oliveira, o sucesso do trabalho se deu graças ao empenho de todos. “O trabalho de organização do evento foi um sucesso graças a equipe de docente e aos demais funcionários que se engajaram em uma só causa, as propostas foram levadas a todos e todos abraçaram para ocorrer essa ação aqui na nossa escola”, disse Keila.

O evento encerrou com a apresentação dos alunos fazendo um coral para as autoridades e demais presentes.




                       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo do jogador Lucas Gomes chega em Belém

Foto: Gazeta Press Desembarcou na tarde deste domingo, 4, no Aeroporto Internacional de Belém, o corpo do atacante paraense Lucas Gomes, de 26 anos. O atleta foi uma das 71 vitimas do acidente aereo envolvendo a delegação da Chapecoense, na úiltima terça-feira (29), na Colômbia. Vídeo de reprodução: Repórter Paulo Moraes Ainda na pista do aeroporto, o jogador recebeu homenagens da Polícia Militar e de autoridades. Vídeo: Dol O corpo do atleta foi colocado em um carro fúnebre, aonde irá seguir para o municipio de Bragança, no nordeste do Pará. Até a chegada no municipio, o jogador deverá receber muitas homenagens nas cidades por onde o cortejo irá passar. Familiares e amigos seguem o cortejo até o municipio, que deverá chegar por volta das 18h de hoje, onde irá receber as últimas homenagens. Homenagens em Bragança-PA No município de Bragança, o Prefeito João Nelson Decretou para essa segunda-feira, 5, ponto facultativo, para que os servidores públicos mu

Tudo igual no maior clássico da Amazônia

Foto: Diário Online O domingo na capital paraense foi de clássico "Rei da Amazônia", o famoso Re-Pa. Paysandu e Remo fizeram o primeiro jogo da final do Campeonato Paraense. Em um jogo muito disputado, os dois times empataram por 1 a 1 no estádio Mangueirão, em Belém, o resultado que deixa o confronto em aberto para o segundo jogo da final do campeonato que será realizado no próximo domingo no Mangueirão. Quem vencer leva o título, enquanto que um empate faz com que a decisão seja feita nos pênaltis. O JOGO O jogo começou com as duas equipes buscando o ataque com muita velocidade, mas sem grandes chances de gols. Depois disso, o duelo ficou mais cadenciado e os times buscavam jogar no erro do adversário. Aos 25 minutos, a primeira boa oportunidade foi do Remo. Gabriel Lima cruzou rasteiro e, após a zaga afastar mal, Jayme chuta para a excelente defesa do goleiro. O Paysandu respondeu apenas dois minutos depois e da melhor forma possível: com gol. Após cruzamen

A Federação de Badminton do Amapá realiza torneio com a presença do atleta paraense André Bernal

No embarque para Macapá ao lado do pai (Foto/Jessé Lima) O atleta paraense de Badminton, André Bernal, viajou nesta quinta-feira (16), no Aeroporto Internacional de Belém para o estado do Amapá, para disputar o Torneio Open Cidade de Macapá de Badminton, que iniciou na tarde desta sexta-feira com a categoria Jovem. Já nos dias 18 e 19 serão as categorias Principal e Sênior. A Federação de Badminton do Amapá – (FEBAP) é a organizadora do Open Cidade, através do seu presidente Paulo Melem. Os jogos do torneio estão ocorrendo na quadra poliesportiva da Associação Atlética Bancos do Brasil - (AABB). Segundo o presidente e atleta de Badminto Paulo Melem, o atleta André Bernal, destaque da modalidade da região Norte do país, é reverenciado pelos outros companheiros de peteca, e estava sendo muito aguardado na cidade. “A fera chegou! O atleta André Bernal é o ser batido, todos aqui no torneio querem vencê-lo”, disse Paulo Melem. As partidas eliminatórias iniciam neste sábado c