Pular para o conteúdo principal

Município de Bragança recebe na noite de terça-feira, o Prêmio Gestão Ambiental no Bioma Amazônia.

Foto: Prefeitura de Bragança

A primeira edição do Prêmio Gestão Ambiental no Bioma Amazônia ocorreu na noite desta terça-feira, 21, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas. O município de Bragança, nordeste do Pará, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) foi premiado com troféu e certificado na categoria Educação Ambiental; com o projeto “Sala Verde Caeteuara”.

O prêmio foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, com recursos do Fundo Amazônia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, e conta com iniciativas desenvolvidas pelos governos municipais e organizações da sociedade civil é uma das linhas de ação do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – PQGA.

A cerimônia de premiação teve 140 iniciativas representadas por oito Estados do Bioma Amazônia, voltadas para o desenvolvimento sustentável, sendo 51 reconhecidas por mérito e 10 práticas premiadas em cinco categorias. No Estado do Pará teve quatro projetos premiados e 16 iniciativas certificadas.

Compareceu ao evento o superintendente geral do Ibam, Paulo Timm; o chefe do escritório Norte do BNDES, Luiz Antônio Pazos, a coordenadora do Programa de Qualificação de Gestão Ambiental, Teresa Cristina Baratta, Coordenadora da Premiação de Boas Práticas Ambientais, Andréia Pitanguy de Romami, Secretário Extraordinário do PMV-Pa, Justiniano Neto, Secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários do MT, Suelme Evangelista Fernandes representando o Ministério do Meio Ambiente, Hugo Américo Rubert Schaedler Superintendente do Ibama no Pará e o prefeito de Bragança, Nelson Magalhães.

O superintendente geral do Ibam, Paulo Timm, destaca a importância da premiaçao. “Esses exemplos de boas práticas que os governos municipais estão fazendo e o que a sociedade organizada está produzindo na questão ambiental é importante que isso esteja registrado que seja divulgado, isso na verdade se constitui num instrumento capaz de incentivar justamente outros a se inspirarem nessas boas práticas para que também possam adota-las para que possamos avançar cada vez mais”, reiterou o superintendente geral do Ibam, Paulo Timm.

O projeto de Bragança premiado e certificado pelo Prêmio Gestão Ambiental no Bioma Amazônia, “Sala Verde Caeteuara” visa à construção de uma sociedade sustentável, informada, critica e responsável pelos seus atos, tendo como objetivo ser um espaço multidisciplinar e transversal, incentivando o dialogo e a troca entre os participantes/integrantes/visitantes. 
Através da “Sala Verde Caeteuara” as ações referentes à educação ambiental passaram a ocorrer de forma sistematizada e continua, promovendo a educação ambiental.

Segundo o Secretario Municipal de Meio Ambiente de Bragança e Presidente do Fórum Permanente de Secretários de Meio Ambiente do Estado do Pará, Luís Eustórgio é um projeto que pode ser levado para outros Estados. “Essa conquista é de reconhecimento de boas praticas ambientais essa é maior representatividade que nós temos dentro do programa uma vez que são municípios que estão sendo agraciado com o prêmio que podem multiplicar essas práticas aqui vencedoras para outros lugares da Amazônia”

Segundo a Coordenadora do Programa de Qualificação de Gestão Ambiental, Teresa Cristina Baratta, o resultado de cada projeto foi gratificante. “O resultado para nós foi surpreendente. Porque revelou tudo uma forma de pensar um Brasil diferente, Brasil que se movi na direção da sustentabilidade, um país que cuida do meio ambiente, das suas florestas, isso indica uma transição do que a gente chama de economia tradicional para uma economia verde que é uma oportunidade já pra hoje. O papel do IBAM foi mapear todas essas iniciativas, esses projetos foram em números de 140 distribuídas em oito Estado do Bioma Amazônia, nós do IBAM só temos agradecer a todo esse empenho e sucesso dos projetos aos municípios que participaram”, disse a Coordenadora Geral, Teresa Cristina.

A proposta do Prêmio Gestão Ambiental no Bioma Amazônia tem como proposta identificar, documentar e disseminar as iniciativas que estão contribuindo para o desenvolvimento sustentável na região, em especial ações voltadas para o controle e redução do desmatamento, que tenham incidência sobre a melhoria das condições ambientais, sociais, econômicas e representem inovação nos padrões técnicos da gestão.



* Matéria, Jessé Lima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo do jogador Lucas Gomes chega em Belém

Foto: Gazeta Press Desembarcou na tarde deste domingo, 4, no Aeroporto Internacional de Belém, o corpo do atacante paraense Lucas Gomes, de 26 anos. O atleta foi uma das 71 vitimas do acidente aereo envolvendo a delegação da Chapecoense, na úiltima terça-feira (29), na Colômbia. Vídeo de reprodução: Repórter Paulo Moraes Ainda na pista do aeroporto, o jogador recebeu homenagens da Polícia Militar e de autoridades. Vídeo: Dol O corpo do atleta foi colocado em um carro fúnebre, aonde irá seguir para o municipio de Bragança, no nordeste do Pará. Até a chegada no municipio, o jogador deverá receber muitas homenagens nas cidades por onde o cortejo irá passar. Familiares e amigos seguem o cortejo até o municipio, que deverá chegar por volta das 18h de hoje, onde irá receber as últimas homenagens. Homenagens em Bragança-PA No município de Bragança, o Prefeito João Nelson Decretou para essa segunda-feira, 5, ponto facultativo, para que os servidores públicos mu

Tudo igual no maior clássico da Amazônia

Foto: Diário Online O domingo na capital paraense foi de clássico "Rei da Amazônia", o famoso Re-Pa. Paysandu e Remo fizeram o primeiro jogo da final do Campeonato Paraense. Em um jogo muito disputado, os dois times empataram por 1 a 1 no estádio Mangueirão, em Belém, o resultado que deixa o confronto em aberto para o segundo jogo da final do campeonato que será realizado no próximo domingo no Mangueirão. Quem vencer leva o título, enquanto que um empate faz com que a decisão seja feita nos pênaltis. O JOGO O jogo começou com as duas equipes buscando o ataque com muita velocidade, mas sem grandes chances de gols. Depois disso, o duelo ficou mais cadenciado e os times buscavam jogar no erro do adversário. Aos 25 minutos, a primeira boa oportunidade foi do Remo. Gabriel Lima cruzou rasteiro e, após a zaga afastar mal, Jayme chuta para a excelente defesa do goleiro. O Paysandu respondeu apenas dois minutos depois e da melhor forma possível: com gol. Após cruzamen

A Federação de Badminton do Amapá realiza torneio com a presença do atleta paraense André Bernal

No embarque para Macapá ao lado do pai (Foto/Jessé Lima) O atleta paraense de Badminton, André Bernal, viajou nesta quinta-feira (16), no Aeroporto Internacional de Belém para o estado do Amapá, para disputar o Torneio Open Cidade de Macapá de Badminton, que iniciou na tarde desta sexta-feira com a categoria Jovem. Já nos dias 18 e 19 serão as categorias Principal e Sênior. A Federação de Badminton do Amapá – (FEBAP) é a organizadora do Open Cidade, através do seu presidente Paulo Melem. Os jogos do torneio estão ocorrendo na quadra poliesportiva da Associação Atlética Bancos do Brasil - (AABB). Segundo o presidente e atleta de Badminto Paulo Melem, o atleta André Bernal, destaque da modalidade da região Norte do país, é reverenciado pelos outros companheiros de peteca, e estava sendo muito aguardado na cidade. “A fera chegou! O atleta André Bernal é o ser batido, todos aqui no torneio querem vencê-lo”, disse Paulo Melem. As partidas eliminatórias iniciam neste sábado c