Pular para o conteúdo principal

As consequências das queimadas


Foto: WikiGeo


A Floresta Amazônica vem sofrendo a cada dia que passa com o desmatamento praticado pelo próprio homem, causando prejuízos à Biodiversidade.

Uma das práticas que ainda se vê com frequência no Bioma são as queimadas motivadas muitas vezes para a limpeza de pastos e/ou para o preparo de áreas para o plantio.

Segundo dados do Programa de Monitoramento de Queimadas/Incêndios Florestais do INPE;(http://www.inpe.br/queimadas) Mato Grosso e Pará são os Estados com o maior número de focos acumulados entre o início deste ano até o último dia 22 de Setembro. Neste período, tendo como referência as imagens obtidas pelo satélite AQUA_M-T o Estado do MT teve quase 25 mil focos de incêndio seguido pelo Estado do PA, com aproximadamente 13 mil focos.

Só no mês de Setembro (entre os dias 1º e 22), o Estado do MT teve aproximadamente 8 mil focos de incêndios e o Estado do PA teve quase 4 mil focos.

Além do problema de destruir a vegetação com objetivos econômicos há que se ressaltar que tal prática traz consequências graves ao Planeta.

São vários os impactos. O primeiro deles, sem dúvida alguma, é a destruição! Contudo deve-se observar que as queimadas tem grande participação no efeito estufa, considerado o segundo maior problema de ordem ambiental.

O fogo destrói inúmeras espécies de fauna e flora dos mais variados locais. Quando se está fazendo a remoção da vegetação original de um lugar com o fogo também se está causando a morte de muitos seres vivos dentre plantas e animais.

Algumas espécies desaparecem todos os anos exatamente porque se concentram em regiões em que as queimadas são uma constante. Esse desaparecimento de espécies acaba gerando o chamado desequilíbrio natural. Algumas cadeias alimentares são prejudicadas e outras espécies acabam sumindo pela falta de alimento.

A falta da vegetação também causa a extinção e a diminuição de várias espécies, lembrando que muitas destas espécies dependem da vegetação para sobreviver, o que, consequentemente, como resultado, é que muitas espécies acabam se deslocando de seus habitats naturais para outros locais.

Modo de prevenção:

As pontas de cigarro devem ser devidamente apagas para não gerar incêndio para poder jogar no lixo onde é o seu lugar. Nunca diretamente na natureza, muito menos quando ainda estiver em brasa.

Jogar o lixo corretamente é essencial. O vidro, por exemplo, se exposto ao sol por se aquecer demais e pode dar início a um incêndio.

As queimadas feitas pelos seres humanos para renovar pasto ou cultura da região também são perigosas, pois é fácil perder o controle. O fogo pode se alastrar prejudicando a área de quem ateou o fogo e a de vizinhos. Além disso, essa prática acelera o empobrecimento do solo.

Se tiver um terreno, mantenha-o o mais limpo possível, retirando o máximo de material que possa alimentar o fogo.

Faça a sua parte e assuma uma postura positiva e verdadeira diante da vida, pois se cada um fizer a sua parte para a preservação e a conservação das condições mínimas de vida na Terra, com certeza o Planeta agradecerá.

A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE BRAGANÇA - SEMMA, tem trabalhado constantemente para garantir o desenvolvimento sustentável do município. Assim, caso você tenha conhecimento de algum incêndio criminoso não deixe de procurar a Secretaria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo do jogador Lucas Gomes chega em Belém

Foto: Gazeta Press Desembarcou na tarde deste domingo, 4, no Aeroporto Internacional de Belém, o corpo do atacante paraense Lucas Gomes, de 26 anos. O atleta foi uma das 71 vitimas do acidente aereo envolvendo a delegação da Chapecoense, na úiltima terça-feira (29), na Colômbia. Vídeo de reprodução: Repórter Paulo Moraes Ainda na pista do aeroporto, o jogador recebeu homenagens da Polícia Militar e de autoridades. Vídeo: Dol O corpo do atleta foi colocado em um carro fúnebre, aonde irá seguir para o municipio de Bragança, no nordeste do Pará. Até a chegada no municipio, o jogador deverá receber muitas homenagens nas cidades por onde o cortejo irá passar. Familiares e amigos seguem o cortejo até o municipio, que deverá chegar por volta das 18h de hoje, onde irá receber as últimas homenagens. Homenagens em Bragança-PA No município de Bragança, o Prefeito João Nelson Decretou para essa segunda-feira, 5, ponto facultativo, para que os servidores públicos mu

Tudo igual no maior clássico da Amazônia

Foto: Diário Online O domingo na capital paraense foi de clássico "Rei da Amazônia", o famoso Re-Pa. Paysandu e Remo fizeram o primeiro jogo da final do Campeonato Paraense. Em um jogo muito disputado, os dois times empataram por 1 a 1 no estádio Mangueirão, em Belém, o resultado que deixa o confronto em aberto para o segundo jogo da final do campeonato que será realizado no próximo domingo no Mangueirão. Quem vencer leva o título, enquanto que um empate faz com que a decisão seja feita nos pênaltis. O JOGO O jogo começou com as duas equipes buscando o ataque com muita velocidade, mas sem grandes chances de gols. Depois disso, o duelo ficou mais cadenciado e os times buscavam jogar no erro do adversário. Aos 25 minutos, a primeira boa oportunidade foi do Remo. Gabriel Lima cruzou rasteiro e, após a zaga afastar mal, Jayme chuta para a excelente defesa do goleiro. O Paysandu respondeu apenas dois minutos depois e da melhor forma possível: com gol. Após cruzamen

A Federação de Badminton do Amapá realiza torneio com a presença do atleta paraense André Bernal

No embarque para Macapá ao lado do pai (Foto/Jessé Lima) O atleta paraense de Badminton, André Bernal, viajou nesta quinta-feira (16), no Aeroporto Internacional de Belém para o estado do Amapá, para disputar o Torneio Open Cidade de Macapá de Badminton, que iniciou na tarde desta sexta-feira com a categoria Jovem. Já nos dias 18 e 19 serão as categorias Principal e Sênior. A Federação de Badminton do Amapá – (FEBAP) é a organizadora do Open Cidade, através do seu presidente Paulo Melem. Os jogos do torneio estão ocorrendo na quadra poliesportiva da Associação Atlética Bancos do Brasil - (AABB). Segundo o presidente e atleta de Badminto Paulo Melem, o atleta André Bernal, destaque da modalidade da região Norte do país, é reverenciado pelos outros companheiros de peteca, e estava sendo muito aguardado na cidade. “A fera chegou! O atleta André Bernal é o ser batido, todos aqui no torneio querem vencê-lo”, disse Paulo Melem. As partidas eliminatórias iniciam neste sábado c