Pular para o conteúdo principal

Secretários municipais de Meio Ambiente do Estado pedem mais segurança

Foto: Via Whatsapp


Na última segunda-feira, 07, o Ministério Público do Estado do Pará promoveu reunião de trabalho com o Fórum Permanente de Secretários Municipais de Meio Ambiente do Estado do Pará (FOPESMMA), para tratar de diversos assuntos inerentes à questão ambiental e de forma especial a segurança dos agentes que atuam nas Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SEMMAs).

Presidiu a reunião o Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Pará, Promotor de Justiça Dr Nilton Gurjão das Chagas, da qual estiveram presentes também o Diretor de Polícia do Interior, Delegado João Bosco Rodrigues Junior; o Delegado Benassuly, representando a Secretaria de Segurança Pública; o Ten. Cel. PM Fernando Biloia, do Gabinete Militar do Ministério Público do Estado do Pará; a atual presidente do FOPESMMA e titular da SEMMA de Muaná, Leontina Márcia Sidônio; os secretários de Meio Ambiente dos municípios de Abaetetuba (Emiko Alves), Bonito (José Oscar Peixoto), Bragança (Luís Eustórgio Borges), Cachoeira do Piriá (Angélica Saraiva), Irituia (Francisco Nunes da Silva), São Miguel do Guamá (Iracema Cruz) e Terra Alta (Elidens Pinheiro). Além destes, representando o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) estava o sr. William Resende.

Durante a reunião todos os Secretários Municipais presentes manifestaram algumas dificuldades em cumprir com a legislação ambiental nos municípios. Luís Eustórgio Borges, titular da SEMMA Bragança e ex-presidente do FOPESMMA, expôs que a sociedade vê os órgãos ambientais de todas as instâncias como órgãos repressores, o que não é verdade, pois a repressão só é feita quando um crime ambiental é de fato comprovado.

O Fórum Permanente de Secretários Municipais de Meio Ambiente do Estado do Pará apresentou algumas propostas, entre as quais pede o apoio do MPE e dos órgãos de segurança do Estado no tocante à segurança tanto dos secretários como de todos os servidores que trabalham nas Secretarias Municipais de Meio Ambiente uma vez  que estão vulneráveis a ameaças, principalmente quando há ações nas áreas de fiscalização e monitoramento ambiental.

"Todas as propostas são coerentes e necessárias para que possamos desempenhar nosso trabalho com eficácia e minimizar o estado de vulnerabilidade que nós secretários e nossos fiscais se encontram, e poder trabalhar com mais tranquilidade", disse a presidente do FOPESMMA, a Secretária de Muaná Leontina Márcia.

"Entendemos que foi de fundamental importância esta reunião, primeiro pelo respeito com o Fórum de Secretários e segundo por saber que Órgãos tão importantes como Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar, estiveram presentes para ouvir os problemas de ameaça e da falta de segurança que nós secretários municipais de meio ambiente estamos vivendo atualmente", ratificou a secretária Leontina Márcia.

“A falta de segurança vem assustando a todos que buscam melhorias para seus municípios, principalmente os secretários municipais que lutam dia e noite pela ordem de preservar o meio ambiente, em conformidade à legislação vigente, disse o secretário de Bragança Luís Eustórgio Borges.

No último dia 13 de Outubro o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo de Altamira, Luiz Alberto Araújo, foi brutalmente assassinado. Luiz Alberto, de acordo com informações divulgadas, chegou a reclamar sobre ameaças que recebeu decorrente das ações de apuração de denúncia e de fiscalização ambiental naquele município.

O Diretor de Polícia do Interior, Delegado João Bosco, esclareceu a todos os presentes que as investigações para apuração dos fatos estão ocorrendo e que em breve o crime elucidado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo do jogador Lucas Gomes chega em Belém

Foto: Gazeta Press Desembarcou na tarde deste domingo, 4, no Aeroporto Internacional de Belém, o corpo do atacante paraense Lucas Gomes, de 26 anos. O atleta foi uma das 71 vitimas do acidente aereo envolvendo a delegação da Chapecoense, na úiltima terça-feira (29), na Colômbia. Vídeo de reprodução: Repórter Paulo Moraes Ainda na pista do aeroporto, o jogador recebeu homenagens da Polícia Militar e de autoridades. Vídeo: Dol O corpo do atleta foi colocado em um carro fúnebre, aonde irá seguir para o municipio de Bragança, no nordeste do Pará. Até a chegada no municipio, o jogador deverá receber muitas homenagens nas cidades por onde o cortejo irá passar. Familiares e amigos seguem o cortejo até o municipio, que deverá chegar por volta das 18h de hoje, onde irá receber as últimas homenagens. Homenagens em Bragança-PA No município de Bragança, o Prefeito João Nelson Decretou para essa segunda-feira, 5, ponto facultativo, para que os servidores públicos mu

Tudo igual no maior clássico da Amazônia

Foto: Diário Online O domingo na capital paraense foi de clássico "Rei da Amazônia", o famoso Re-Pa. Paysandu e Remo fizeram o primeiro jogo da final do Campeonato Paraense. Em um jogo muito disputado, os dois times empataram por 1 a 1 no estádio Mangueirão, em Belém, o resultado que deixa o confronto em aberto para o segundo jogo da final do campeonato que será realizado no próximo domingo no Mangueirão. Quem vencer leva o título, enquanto que um empate faz com que a decisão seja feita nos pênaltis. O JOGO O jogo começou com as duas equipes buscando o ataque com muita velocidade, mas sem grandes chances de gols. Depois disso, o duelo ficou mais cadenciado e os times buscavam jogar no erro do adversário. Aos 25 minutos, a primeira boa oportunidade foi do Remo. Gabriel Lima cruzou rasteiro e, após a zaga afastar mal, Jayme chuta para a excelente defesa do goleiro. O Paysandu respondeu apenas dois minutos depois e da melhor forma possível: com gol. Após cruzamen

A Federação de Badminton do Amapá realiza torneio com a presença do atleta paraense André Bernal

No embarque para Macapá ao lado do pai (Foto/Jessé Lima) O atleta paraense de Badminton, André Bernal, viajou nesta quinta-feira (16), no Aeroporto Internacional de Belém para o estado do Amapá, para disputar o Torneio Open Cidade de Macapá de Badminton, que iniciou na tarde desta sexta-feira com a categoria Jovem. Já nos dias 18 e 19 serão as categorias Principal e Sênior. A Federação de Badminton do Amapá – (FEBAP) é a organizadora do Open Cidade, através do seu presidente Paulo Melem. Os jogos do torneio estão ocorrendo na quadra poliesportiva da Associação Atlética Bancos do Brasil - (AABB). Segundo o presidente e atleta de Badminto Paulo Melem, o atleta André Bernal, destaque da modalidade da região Norte do país, é reverenciado pelos outros companheiros de peteca, e estava sendo muito aguardado na cidade. “A fera chegou! O atleta André Bernal é o ser batido, todos aqui no torneio querem vencê-lo”, disse Paulo Melem. As partidas eliminatórias iniciam neste sábado c