Pular para o conteúdo principal

3ª Copa Norte Nordeste de Badminton! Em busca do ouro, paraense viaja para São Luís/MA

André Bernal/ Foto: Jessé Lima

O jovem atleta de Badminton André Bernal Fernandes, 16 anos, vai representar o estado do Pará, na terceira edição da Copa Norte Nordeste de Badminton 2017, que será realizada em São Luís, no Maranhão, nos dias 18 a 21 de maio, os jogos serão disputados nas modalidades Jovens e Adultos. Além do Atleta André Bernal, o Pará vai ter mais três representantes, o atleta Diogo Borges, 18 anos, Batista Jonas e Vinícius Pires.

As competições serão no ginásio da APAE São Luís, localizado na Rua Granja Barreto nº 01, no Bairro Outeiro da Cruz, na capital maranhense, com partidas nas categorias Simples Masculinas, Simples Feminina, Dupla Mista, Dupla Masculina e Dupla Feminina.

O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), com o apoio da Federação de Badminton do Estado do Maranhão (FEBAMA).

A 3ª edição da Copa de Badminton vai ser a primeira no currículo do Atleta André Bernal, que já conquistou em sua curta carreira, duas medalhas de ouro. A primeira conquista foi em fevereiro de 2016, onde conquistou o primeiro lugar no Campeonato Escolar de Badminton, que foi realizado pela Federação Paraense de Desporto Escolar- FPDE. E ainda em 2016 veio mais um pódio, no Torneio de Férias o “SOGIMA OPEM 2016" ouro na categoria individual e em dupla.

Para o atleta, a 3ª Copa Norte Nordeste de Badminton vai ser muito importante para a sua trajetória nesse esporte.

"Vejo esse campeonato como uma grande oportunidade para o meu crescimento no Badminton, irei disputar com atletas de outros estados, com isso poderei ver o meu nível de competição", disse o atleta André.

O seu amigo e atleta Diogo Borges destaca o desafio que vai ser disputar um campeonato fora do Pará. "Estou muito ansioso por essa viagem, sei que não vai ser fácil, mas iremos lá pra ganhar. Estou muito feliz por ter essa oportunidade de mostrar o que eu sei fazer, essa é uma oportunidade única que não quero deixar passar", disse Diogo Borges.

Segundo o pai do Atleta, André Fernandes, toda a família está confiante em seu desempenho na Copa.

"Estamos confiantes num grande desempenho dele no campeonato, tenho certeza que ele vai trazer títulos pra gente e pro Pará", disse.



André e Diogo Borges/Foto: Jessé Lima

O pai ainda destaca o apoio do Banco da Amazônia que patrocina o esporte amador e principalmente a revelação do Badminton.

"O Banco da Amazônia é um dos grandes responsáveis pela permanência dele no esporte, só tenho a agradecer a esse total apoio que ele vem recebendo. Infelizmente não contamos com nenhum apoio do nosso Estado", concluiu o pai do atleta André Bernal.

No campeonato foram inscritos 85 atletas, sendo 23 mulheres e 62 homens, de 18 clubes de 5 estados da federação. O estado do Maranhão conta com maior número de participantes, 28 atletas no total.

Treinamento na quadra da escola Tiradentes

A viagem para o Maranhão está marcada para essa quarta-feira, 17 (hoje), pela manhã. Os jovens irão de carro com o pai de André Bernal até a cidade de São Luís. André Bernal, Diogo Borges, Vinícius e Jonas vão competir nas modalidades individuais e em duplas. O André nas individuais e duplas sub 19.


Badminton como esporte

Segundo a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), o Badminton é um esporte muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se uma espécie de peteca. Na prática deste esporte são exigidas várias habilidades como, por exemplo, agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física.

Como é jogado

O badminton é praticado um contra um ou em duplas. Utiliza-se uma raquete e uma peteca (chamada de volante ou birdie). A quadra ou campo, onde este jogo é praticado, possui o formato retangular (13,4 metros de comprimento por 6,1 de largura). No meio da quadra é colocada uma rede de 6,10 metros de comprimento e 75 cm de altura. Esta rede fica presa nas extremidades por dois postes de metal que medem 1,55 metros.

Regras do jogo

O jogo é acompanhado por um árbitro que marca os pontos e aplica as regras necessárias. Cada jogador usa uma raquete para bater na peteca. O objetivo do jogo é fazer com que a peteca toque o campo do adversário, passando por cima da rede. Quando isto acontece é contabilizado um ponto. Quando o jogador joga a peteca para fora da quadra, o ponto é contabilizado para o adversário. O jogo é dividido em três games de 15 pontos. O jogo é vencido pelo jogador ou dupla que ganhar dois ou três games (sets). Os jogos individuais femininos são realizados em três games de 11 pontos.

Nomes dos principais golpes (batidas):

- Drop shot: batida curta em que a peteca (volante) cai junto à rede.
- Lob: batida forte e longa em que a peteca encobre o jogador adversário.
- Drive: batida rápida e paralela ao chão. Nesta jogada a peteca passa bem rente a rede.
-Smash: parecida com a cortada do Voleibol. É uma batida rápida e forte na peteca, na direção de cima para baixo.

Badminton no Brasil e no mundo

Segundo a CBBd, o badminton é o segundo esporte mais praticado no mundo. É muito popular em países do Oriente como, por exemplo, Cingapura, Índia, Indonésia, China, Paquistão, Japão e Tailândia.

As competições internacionais oficiais de Badminton são organizadas pela IBF (Federação Internacional de Badminton).

No Brasil, as competições oficiais são organizadas pela CBBd (Confederação Brasileira de Badminton).

As principais competições de badminton são: Copa Sudirnan (duplas masculinas e femininas), Copa Thomas (duplas masculina), Copa Uber (duplas femininas). Porém, a competição mais importante é o Campeonato Mundial de Badminton. O último ocorreu em Jacarta (capital da Indonésia) em agosto de 2015. O próximo Mundial ocorrerá em 2017, na cidade de Glasgow (Escócia).

Atualmente, a China pode ser considerada a grande potência do badminton mundial. O país foi o que mais ganhou medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Outros países muito fortes neste esporte são: Indonésia, Japão, Espanha e Coreia do Sul.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo do jogador Lucas Gomes chega em Belém

Foto: Gazeta Press Desembarcou na tarde deste domingo, 4, no Aeroporto Internacional de Belém, o corpo do atacante paraense Lucas Gomes, de 26 anos. O atleta foi uma das 71 vitimas do acidente aereo envolvendo a delegação da Chapecoense, na úiltima terça-feira (29), na Colômbia. Vídeo de reprodução: Repórter Paulo Moraes Ainda na pista do aeroporto, o jogador recebeu homenagens da Polícia Militar e de autoridades. Vídeo: Dol O corpo do atleta foi colocado em um carro fúnebre, aonde irá seguir para o municipio de Bragança, no nordeste do Pará. Até a chegada no municipio, o jogador deverá receber muitas homenagens nas cidades por onde o cortejo irá passar. Familiares e amigos seguem o cortejo até o municipio, que deverá chegar por volta das 18h de hoje, onde irá receber as últimas homenagens. Homenagens em Bragança-PA No município de Bragança, o Prefeito João Nelson Decretou para essa segunda-feira, 5, ponto facultativo, para que os servidores públicos mu

Tudo igual no maior clássico da Amazônia

Foto: Diário Online O domingo na capital paraense foi de clássico "Rei da Amazônia", o famoso Re-Pa. Paysandu e Remo fizeram o primeiro jogo da final do Campeonato Paraense. Em um jogo muito disputado, os dois times empataram por 1 a 1 no estádio Mangueirão, em Belém, o resultado que deixa o confronto em aberto para o segundo jogo da final do campeonato que será realizado no próximo domingo no Mangueirão. Quem vencer leva o título, enquanto que um empate faz com que a decisão seja feita nos pênaltis. O JOGO O jogo começou com as duas equipes buscando o ataque com muita velocidade, mas sem grandes chances de gols. Depois disso, o duelo ficou mais cadenciado e os times buscavam jogar no erro do adversário. Aos 25 minutos, a primeira boa oportunidade foi do Remo. Gabriel Lima cruzou rasteiro e, após a zaga afastar mal, Jayme chuta para a excelente defesa do goleiro. O Paysandu respondeu apenas dois minutos depois e da melhor forma possível: com gol. Após cruzamen

A Federação de Badminton do Amapá realiza torneio com a presença do atleta paraense André Bernal

No embarque para Macapá ao lado do pai (Foto/Jessé Lima) O atleta paraense de Badminton, André Bernal, viajou nesta quinta-feira (16), no Aeroporto Internacional de Belém para o estado do Amapá, para disputar o Torneio Open Cidade de Macapá de Badminton, que iniciou na tarde desta sexta-feira com a categoria Jovem. Já nos dias 18 e 19 serão as categorias Principal e Sênior. A Federação de Badminton do Amapá – (FEBAP) é a organizadora do Open Cidade, através do seu presidente Paulo Melem. Os jogos do torneio estão ocorrendo na quadra poliesportiva da Associação Atlética Bancos do Brasil - (AABB). Segundo o presidente e atleta de Badminto Paulo Melem, o atleta André Bernal, destaque da modalidade da região Norte do país, é reverenciado pelos outros companheiros de peteca, e estava sendo muito aguardado na cidade. “A fera chegou! O atleta André Bernal é o ser batido, todos aqui no torneio querem vencê-lo”, disse Paulo Melem. As partidas eliminatórias iniciam neste sábado c