Pular para o conteúdo principal

A segunda temporada do Espetáculo teatral “Abajur Lilás” foi um sucesso em Belém.

Atores/atrizes do espetáculo Abajur Lilás

A peça teatral “Abajur Lilás” retratou um pouco da realidade do cenário brasileiro em termos de prostituição e miséria vividas por muitas famílias no país. Jovens que sai dos seus lares em busca de uma vida ilusória de riqueza e bens matérias nos prostíbulos da cidade. Foi o caso das prostitutas Dilma, Célia e Leninha; que tentaram sobreviver em um submundo cheio de impiedades, extorsões e injustiças praticadas e personificadas pelo dono do bordel, Giro.

A obra do dramaturgo paulista Plínio Marcos foi encenada pelos atores/atrizes do grupo Limítrofe, Felipe Almeida (Giro), Bonelly Pignatário (Celia), Rita Ribeiro (Dilma) e Luana Oliveira (Leninha), que contou com mais de 120 espectadores que sorriu e se emocionou com as cenas da peça teatral.

O espetáculo esteve em cartaz nos dias 6,7,8,14, e 15 de abril no Espaço das Artes, porém, no domingo, 15, não ocorreu devido umas das atrizes passar mal, com isso foi remarcado para o próximo domingo, 21, com sessões às 18h e 20h. O espaço fica na Rua Tiradentes, 10, esquina com a Assis de Vasconcelos.

Foto via: Grupo Limítrofe

O diretor da peça teatral Renan Delmontt destaca a escolha da obra por já ter vivenciado nos tempos de aluno, além de mostrar um pouco da realidade de muitos brasileiros.

“Escolhemos a obra, pois eu já havia trabalhado com ela quando ainda era aluno do curso numa escola de teatro, em Portugal, quando voltei ao Brasil e fiquei à frente da prestação de elenco do GTU, usei está mesma obra para um exercício da oficina de interpretação, neste projeto, estavam todos os integrantes que hoje fazem parte do reuso Limítrofe, e desde então tivemos a vontade de montar esse texto completo e levá-lo ao público. Em meio ao processo a obra se tornou mais forte ainda, pois passamos por um cenário político, social e econômico que refletem a realidade da época em que o texto foi inscrito", disse o diretor Renan.

Com todas às dificuldades para o prosseguimento dos trabalhos, Renan destaca o empenho grupo e os agradecimentos da plateia.

"Sobre o trabalho, nós somos um grupo que se encontra pelo menos uma vez por semana quer seja para ensaiar o espetáculo, quer seja para treinar alguma técnica nova. A plateia foi fundamental nesse processo todo. A sensação de ver o público aplaudindo de pé é de que conseguimos atingir o nosso objetivo. Não por receber palmas e sermos reconhecidos, mas por tocar as pessoas e chamá-las a refletir sobre tudo que vem acontecendo na nossa realidade", concluiu Renan Delmontt.

O projeto dirigido por Renan Delmontt tem como objetivo principal investigar e desenvolver o trabalho do ator por meio da pesquisa e experimentação contínua. O método de interpretação utilizado no espetáculo é o chamado do teatrólogo russo Constatine Stanislavski, que alicerça a construção dos personagens no modelo de interpretação realista.

Obra
Abajur Lilás, uma das obras do dramaturgo paulista Plínio Marcos mais impactantes e politicamente engajadas, está em cartaz em Belém encenada pelo grupo Limítrofe. A obra, que sofreu inúmeras interferências por parte da censura e, ainda assim, tornou-se um dos principais gritos de denuncia e crítica ao regime militar.

Escrita no ano de 1969, a história mostra a realidade de degradação humana vivida pelas prostitutas Dilma, Célia e Leninha; que tentam sobreviver em um submundo cheio de impiedades, extorsões e injustiças praticadas e personificadas por Giro, pessoa sem nenhum escrúpulo que comanda o prostíbulo à base de autoritarismo, ameaça e violência. O retrato suburbano é fundamental a denúncia do autor ao regime de exceção.

É neste universo, que retrata algumas das camadas mais marginalizadas da sociedade, onde seres humanos sem perspectiva de vida lutam para sobreviver dia a dia, que Dilma mantem a esperança de criar seu filho e um dia poder desfrutar de bons momentos, Célia se rebela em busca liberdade e Leninha vislumbra uma realidade ilusória típica da juventude, mas mantendo uma indiferença grande frente aos problemas. Quanto a Giro, este se reserva o direito de dominar, mentir, extorquir, cobrar e transferir as responsabilidades para aqueles que seu dinheiro compra, oprime, agride e mata.

Plínio Marcos escreveu a obra para ser um grito de denúncia e resistência frente às mudanças tenebrosas impostas pelo governo militar e deixou um legado como motor para a criação e também resistência durante um momento em que a cultura, a educação, os direitos, as artes, vêm sendo cada dia mais lesados pelos nossos governantes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo do jogador Lucas Gomes chega em Belém

Foto: Gazeta Press Desembarcou na tarde deste domingo, 4, no Aeroporto Internacional de Belém, o corpo do atacante paraense Lucas Gomes, de 26 anos. O atleta foi uma das 71 vitimas do acidente aereo envolvendo a delegação da Chapecoense, na úiltima terça-feira (29), na Colômbia. Vídeo de reprodução: Repórter Paulo Moraes Ainda na pista do aeroporto, o jogador recebeu homenagens da Polícia Militar e de autoridades. Vídeo: Dol O corpo do atleta foi colocado em um carro fúnebre, aonde irá seguir para o municipio de Bragança, no nordeste do Pará. Até a chegada no municipio, o jogador deverá receber muitas homenagens nas cidades por onde o cortejo irá passar. Familiares e amigos seguem o cortejo até o municipio, que deverá chegar por volta das 18h de hoje, onde irá receber as últimas homenagens. Homenagens em Bragança-PA No município de Bragança, o Prefeito João Nelson Decretou para essa segunda-feira, 5, ponto facultativo, para que os servidores públicos mu

Tudo igual no maior clássico da Amazônia

Foto: Diário Online O domingo na capital paraense foi de clássico "Rei da Amazônia", o famoso Re-Pa. Paysandu e Remo fizeram o primeiro jogo da final do Campeonato Paraense. Em um jogo muito disputado, os dois times empataram por 1 a 1 no estádio Mangueirão, em Belém, o resultado que deixa o confronto em aberto para o segundo jogo da final do campeonato que será realizado no próximo domingo no Mangueirão. Quem vencer leva o título, enquanto que um empate faz com que a decisão seja feita nos pênaltis. O JOGO O jogo começou com as duas equipes buscando o ataque com muita velocidade, mas sem grandes chances de gols. Depois disso, o duelo ficou mais cadenciado e os times buscavam jogar no erro do adversário. Aos 25 minutos, a primeira boa oportunidade foi do Remo. Gabriel Lima cruzou rasteiro e, após a zaga afastar mal, Jayme chuta para a excelente defesa do goleiro. O Paysandu respondeu apenas dois minutos depois e da melhor forma possível: com gol. Após cruzamen

A Federação de Badminton do Amapá realiza torneio com a presença do atleta paraense André Bernal

No embarque para Macapá ao lado do pai (Foto/Jessé Lima) O atleta paraense de Badminton, André Bernal, viajou nesta quinta-feira (16), no Aeroporto Internacional de Belém para o estado do Amapá, para disputar o Torneio Open Cidade de Macapá de Badminton, que iniciou na tarde desta sexta-feira com a categoria Jovem. Já nos dias 18 e 19 serão as categorias Principal e Sênior. A Federação de Badminton do Amapá – (FEBAP) é a organizadora do Open Cidade, através do seu presidente Paulo Melem. Os jogos do torneio estão ocorrendo na quadra poliesportiva da Associação Atlética Bancos do Brasil - (AABB). Segundo o presidente e atleta de Badminto Paulo Melem, o atleta André Bernal, destaque da modalidade da região Norte do país, é reverenciado pelos outros companheiros de peteca, e estava sendo muito aguardado na cidade. “A fera chegou! O atleta André Bernal é o ser batido, todos aqui no torneio querem vencê-lo”, disse Paulo Melem. As partidas eliminatórias iniciam neste sábado c