Pular para o conteúdo principal

Professores são criticados por não apoiarem os retornos às aulas

escola localizada no município de Viseu, no nordeste paraense. Foto: Ana Leite
     Foto: Ana Leite.  Escola localizada no município  de Viseu, no nordeste paraense. Foto: Ana Leite

Professores tem sido alvos constantes de críticas nas redes sociais que envolvem o tema “retorno escolar”. O retorno das aulas escolares tem gerado polêmicas no Pará por conta da divergências entre pais e professores, enquanto os responsáveis pedem o retornos às aulas para não contar com as crianças em seus cuidados, os professores auxiliam nos ensinos de forma virtual para a saúde das crianças para não terem contatos com alguém infectado pelo novo coronavírus. 

Em um jornal de grande circulação no Estado do Pará e que tem uma página na rede social Facebook, foi publicada uma matéria falando do retorno presencial das aulas escolares da rede privada de ensino, marcada para data de 03 de agosto, isso gerou incontáveis comentários sobre o assunto e o que mais chamou a atenção foram as críticas aos docentes, como se o retorno presencial tivesse condicionado a escolha dos mesmos, quando se sabe que este assunto é de decisão de instância superior como o Governo.


Vale lembrar que o governador do Estado do Pará, Hélder Barbalho (PMDB), é a favor do isolamento social como forma de diminuir os riscos de disseminação do Covid-19 e que o mesmo sempre foi inclusive contra as falas do Presidente Jair Bolsonaro (Filiado ao PSL até Novembro de 2019), quanto as medidas adotadas contra o Coronavirus e que já chegou decretar lockdown em maio no estado em algumas cidades. As aulas foram suspensas desde 18 de Março com o surgimento do primeiro caso confirmado e prosseguem até o momento.

Apesar de os profissionais da educação estarem diretamente envolvidos no assunto e de fato a maioria estar contra o retorno presencial das aulas, os mesmos não tem voz quanto a decisão do retorno a ser tomada, mesmo sabendo que a volta das aulas presenciais vai expor diretamente estes profissionais ao contato direto com alunos que possam estar contaminados, só se fala e pensa na saúde dos alunos que podem contaminar uns aos outros e a saúde dos profissionais fica a margem dessa preocupação.

Não bastasse o risco que estarão expostos e que tem sido ignorado, os professores, principalmente da rede pública de ensino tem sido taxados de preguiçosos e acusados de quererem receber seus salários e não fazer nada. Sem contar que muitos professores queixam-se de estarem recebendo seus salários com descontos e que tiveram suas férias adiantadas, mesmo sabendo que não há motivo para descansar, passear, viajar, relaxar, como se faz nas férias de fato. Estes profissionais, assim como todos os outros trabalhadores de todas as classes, não tem culpa da pandemia, mas são estes que são criticados toda vez que se toca no assunto. E isso tem causado um mal estar geral na classe que alega estar se sentindo mais desvalorizada que nunca e que a educação no Brasil é a área que menos recebe atenção e respeito e que ao que se pode notar, nem mesmo os pais dos alunos defendem a classe. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo do jogador Lucas Gomes chega em Belém

Foto: Gazeta Press Desembarcou na tarde deste domingo, 4, no Aeroporto Internacional de Belém, o corpo do atacante paraense Lucas Gomes, de 26 anos. O atleta foi uma das 71 vitimas do acidente aereo envolvendo a delegação da Chapecoense, na úiltima terça-feira (29), na Colômbia. Vídeo de reprodução: Repórter Paulo Moraes Ainda na pista do aeroporto, o jogador recebeu homenagens da Polícia Militar e de autoridades. Vídeo: Dol O corpo do atleta foi colocado em um carro fúnebre, aonde irá seguir para o municipio de Bragança, no nordeste do Pará. Até a chegada no municipio, o jogador deverá receber muitas homenagens nas cidades por onde o cortejo irá passar. Familiares e amigos seguem o cortejo até o municipio, que deverá chegar por volta das 18h de hoje, onde irá receber as últimas homenagens. Homenagens em Bragança-PA No município de Bragança, o Prefeito João Nelson Decretou para essa segunda-feira, 5, ponto facultativo, para que os servidores públicos mu

Tudo igual no maior clássico da Amazônia

Foto: Diário Online O domingo na capital paraense foi de clássico "Rei da Amazônia", o famoso Re-Pa. Paysandu e Remo fizeram o primeiro jogo da final do Campeonato Paraense. Em um jogo muito disputado, os dois times empataram por 1 a 1 no estádio Mangueirão, em Belém, o resultado que deixa o confronto em aberto para o segundo jogo da final do campeonato que será realizado no próximo domingo no Mangueirão. Quem vencer leva o título, enquanto que um empate faz com que a decisão seja feita nos pênaltis. O JOGO O jogo começou com as duas equipes buscando o ataque com muita velocidade, mas sem grandes chances de gols. Depois disso, o duelo ficou mais cadenciado e os times buscavam jogar no erro do adversário. Aos 25 minutos, a primeira boa oportunidade foi do Remo. Gabriel Lima cruzou rasteiro e, após a zaga afastar mal, Jayme chuta para a excelente defesa do goleiro. O Paysandu respondeu apenas dois minutos depois e da melhor forma possível: com gol. Após cruzamen

A Federação de Badminton do Amapá realiza torneio com a presença do atleta paraense André Bernal

No embarque para Macapá ao lado do pai (Foto/Jessé Lima) O atleta paraense de Badminton, André Bernal, viajou nesta quinta-feira (16), no Aeroporto Internacional de Belém para o estado do Amapá, para disputar o Torneio Open Cidade de Macapá de Badminton, que iniciou na tarde desta sexta-feira com a categoria Jovem. Já nos dias 18 e 19 serão as categorias Principal e Sênior. A Federação de Badminton do Amapá – (FEBAP) é a organizadora do Open Cidade, através do seu presidente Paulo Melem. Os jogos do torneio estão ocorrendo na quadra poliesportiva da Associação Atlética Bancos do Brasil - (AABB). Segundo o presidente e atleta de Badminto Paulo Melem, o atleta André Bernal, destaque da modalidade da região Norte do país, é reverenciado pelos outros companheiros de peteca, e estava sendo muito aguardado na cidade. “A fera chegou! O atleta André Bernal é o ser batido, todos aqui no torneio querem vencê-lo”, disse Paulo Melem. As partidas eliminatórias iniciam neste sábado c